História do Grupo Multicultural Educação

Ao escolher a carreira de Pedagogia, logo surgiu o sentimento de criar uma escola, e foi assim que nasceu a Escola Transição, que teve sua existência durante os anos de 1992 a 2003. A escola cresceu com mais duas unidades e, também a abertura do ensino fundamental. A proposta pedagógica da escola era a filosofia construtivista sócio interacionista. O crescimento se deu na década de 90 e o bairro (Santana) não tinha escolas com abordagens diferenciadas, pois, em geral, as escolas do entorno utilizavam-se do enfoque tradicional em sua prática, o que fez nossa escola se destacar devido ao trabalho pedagógico e comentários de famílias que passavam por ela e seguiam para escolas maiores e mais tradicionais no bairro, trazendo boa fama à nossa instituição.

Com a necessidade de capacitar cada vez mais nossa equipe, inauguramos um centro de estudos, no ano de 1992, formando a equipe com conhecimentos de vanguarda sobre educação escolar no país.

Diante do crescimento profissional devido a vários aprimoramentos, a finalização da pós-graduação e também pelo fato da escola não crescer em número de alunos buscamos novos horizontes e vendemos as escolas no final do ano de 2003, voltando ao mercado de trabalho. Marcos como diretor do Grupo FIAP e COPI e Cristina como coordenadora do Colégio Higienópolis.

Em 2011 encerra-se a parceria de trabalho com os colégios e nasce novamente um desejo de retornar ao contexto empresarial. Assim o fizemos...

Adquirimos uma escola na zona norte de São Paulo – na época com 67 alunos – o Colégio Multicultural, estabelecido na região há 10 anos.
Hoje temos mais duas outras unidades na zona leste e zona sul.
As escolas atuam com o público de berçário ao ensino fundamental 5º ano, e seguimos a filosofia humanista com pressupostos construtivistas.
Uma das mais relevantes motivações para esta tomada de decisão foi o fato de ter um espírito empreendedor e ousado e sempre buscar novos desafios.

Proposta pedagógica

O GRUPO MULTICULTURAL EDUCAÇÃO TRABALHA COM EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL COM ESPAÇOS E FILOSOFIA DIFERENCIADOS.

Projeto Político Pedagógico do Colégio Multicultural

“Entendo a educação como um processo de relacionamento que deve conduzir filhos e pais de um estado de dependência mútua para um estado de independência” Paulo Afonso Caruso Ronca.

É assim que começaremos a falar sobre o pensamento pedagógico do Colégio Multicultural...

Missão
“Formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, formadores de opinião, críticos, solidários e criativos. Preparar o indivíduo para os desafios da vida, para agir com ética e respeito ao próximo e com a natureza, esse é a principal missão do Colégio Multicultural”.

Visão
“Ser referência no atendimento em Berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental na região do Bairro do Limão,primeiramente, levando-se em consideração as questões de afetividade, competência, assistencialismo e objetivos educacionais”.
Queremos oferecer esta mesma qualidade a um número maior de pessoas, expandindo nossos horizontes geográficos.

Valores
O projeto pedagógico do Colégio Multicultural se organiza a partir de 6 valores essenciais: conhecimento, responsabilidade social, formação ética, autonomia, disciplina, sentimento.

Conhecimento – valor dos mais relevante. Crianças e adolescentes precisam de cuidados, estímulos e dasafios bem formulados para se tornarem aprendizes interessados, criativos.

Responsabilidade social – é na escola onde se aprende a conviver em sociedade, com a finalidade de preparar pessoas conscientes, respeitadoras e educadas na essência.

Formação ética – investimento no convívio diário dentro da instituição. Comprometimento com o respeito, com a autonomia moral. Ética se aprende.

Autonomia – criar seres independentes, proporcionando opções de escolha, de incentivo ao pensamento crítico.

Disciplina – para vencer a indisciplina, é preciso haver um clima emocional adequado em sala de aula. Construir vínculos é a melhor forma de obter disciplina.

Sentimento – a importância de um ambiente favorável à aprendizagem na escola. Um clima emocional adequado e relacionamento harmonioso em sala de aula entre docentes, alunos e pessoal administrativos.

Proposta Pedagógica

Nosso trabalho consiste em dar forma e vida a Educação, e isso se materializa por meio de uma proposta pedagógica concebida para cada etapa do desenvolvimento, que respeita as caracterísitcas de cada faixa etária em direção à sua formação integral
Buscamos traçar um caminho entre a tradição e a inovação, sempre de acordo com as mudanças educacionais, garantindo uma educação capaz de colocar em prática ações pedagógicas que valorizem o exercício da cidadania em diferentes áreas.
Nossa filosofia educacional é fundamentada em sólidas convicções humanistas e construtivistas.

Uma pedagogia voltada para o desenvolvimento humano e a construção do conhecimento, na qual o aluno é visto como um ser que aprende e que constrói. O papel da escola é propor atividades que levem a “aprender a aprender”, utilizando não apenas o seu lado racional, mas o lado criativo, o seu talento, habilidades e competências.

Os princípios essenciais em nossa metodologia, enfatizam a arte de ser, conhecer, fazer, e, conviver, descritos no Relatório da UNESCO:
"Aprender a ser" - investimento no desenvolvimento físico, emocional, ético e estético como processo contínuo para a construção de referências intelectuais que permita ao estudante compreender o mundo.
"Aprender a conhecer"- construção de saberes, desenvolvendo espírito investigativo e senso crítico.
"Aprender a fazer" – construção de procedimentos e estratégias para transformar informação em conhecimento, elaborando, num encadeamento entre ação e experiência, seu próprio conhecimento.
"Aprender a conviver" - investimento num movimento simultâneo em busca de reconhecimento da própria identidade e em um esforço de aceitação das diferenças; compreendendo a interdependência de todos os seres humanos.

O Colégio Multicultural acredita na educação baseada em princípios e valores. A parceria entre família e escola é condição essencial para que as crianças desenvolvam suas potencialidades.
Nossa proposta é centrada na formação global do ser humano para que possa se desenvolver plenamente, feliz e desempenhar seu papel na construção de uma sociedade ética e justa.
Cabe à escola criar situações de aprendizagem, oferecer oportunidades para a criança pensar e lidar com as informações, criar hipóteses. As situações de aprendizagem são sempre significativas e, quando possível, integram projetos mais envolventes.

UMA ESCOLA FEITA POR PROFESSORES, ALUNOS E FAMILIARES. NOSSA ESCOLA RECONHECE AS EXPERIÊNCIAS REAIS OBTIDAS POR MEIO DE PESQUISAS E DE DESCOBERTAS SENSORIAIS DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES.

A prática educativa de Reggio Emilia evidencia que a diferença da subjetividade reforça o valor de cada indivíduo e por isso zela por um modelo educativo que dê conta de todas as particularidades dos estudantes e das suas famílias. Os ambientes estimulam a construção de diversas perspectivas e pontos de vista, consentindo às crianças uma pluralidade de experiências sensoriais. A estética e arquitetura das escolas são pensadas como elementos de qualidade do conhecimento, a partir de uma estrutura que permite a conexão das crianças entre si, com a equipe pedagógica e com a área externa.

SISTEMA DE ENSINO

Pensando no aprendizado dos alunos, adotamos o Sistema Positivo de Ensino. É uma parceria que oferece recursos educacionais inovadores, garantindo a formação continuada dos nossos professores e a confiança na melhor preparação de nossos alunos. Aprendizado: um ponto positivo na educação do seu filho.

ESCOLA: UM LUGAR PARA SER FELIZ
MULTICULTURAL: EDUCAÇÃO É TUDO!

Manual da Família



Equipe

Mantenedores com 33 anos de experiência no ambiente escolar , como empresários da educação e em grandes escolas como diretores e coordenadores. Grupo Multicultural é familiar e composto por profissionais da área de educação, gestão e marketing.

A direção pedagógica fica sob a gestão dos educadores:
Cristina David (Pedagoga, Psicopedagoga pela PUC RJ, gestora de Marketing, mestranda em educação PUC SP), Proprietária e diretora pedagógica da Escola Transição por 12 anos, coordenadora pedagógica do Colégio Rio Branco Higienópolis.
Marcos Borges (Pedagogo, Administrador de Empresa, MBA em Gestão de Negócios FIAP), Proprietário e diretor administrativo da Escola Transição por 12 anos, Diretor Pedagógico do Colégio Paulista (COPI), por 10 anos.

A direção administrativa da unidade Multi Kids fica sob a gestão da Sra. Eliane Adaniya (Publicitária e formanda em Pedagogia) e a direção administrativa da unidade Multi Vila fica sob a gestão da Sra. Danielle Adaniya (publicitária e concluindo pós graduação em Gestão Escolar).

Desenvolvemos o Grupo Multicultural com parte da família que retornava de uma vivência de 14 anos morando no exterior.

Assim, desta forma, o Grupo Multicultural vem dando sua contribuição à educação e crescendo...




Voltar