No Grupo Multicultural Educação, cada unidade é única — mas todas compartilham o mesmo
cuidado em criar ambientes
onde a infância seja respeitada, escutada e valorizada. São escolas de pequeno porte,
idealizadas para que cada
criança se sinta vista, segura e pertencente.
Acreditamos que o espaço educa. Por isso, nossas unidades são planejadas como
ambientes potentes, vivos, que
convidam à descoberta, ao diálogo, à criatividade e ao pensamento. Os ambientes internos
e externos são organizados
com intencionalidade estética e pedagógica, favorecendo o trabalho
interdisciplinar e investigativo , onde cada
cantinho pode se transformar em ateliê, laboratório, roda de conversa ou palco de novas
ideias.
Nosso olhar é para a Primeiríssima Infância e os anos iniciais da Educação
Básica — momentos decisivos na formação
de vínculos, na construção da autonomia e no desenvolvimento integral.
Atende crianças do Berçário ao 5º ano do Ensino Fundamental I Um espaço onde os primeiros passos e as primeiras letras acontecem com alegria, respeito ao tempo de cada criança e projetos que crescem junto com elas. Aqui, o trabalho interdisciplinar floresce em projetos de longa duração, e o brincar continua sendo uma linguagem central até o final do Fundamental I.
Atende crianças do Berçário ao Jardim II – Educação Infantil Com um ambiente acolhedor, esta unidade é dedicada aos primeiros anos da infância, oferecendo um espaço sensível e criativo para as descobertas iniciais. Um lugar onde o afeto, a escuta e o brincar estruturam o cotidiano e fortalecem os vínculos com o aprender.
O Judô é um esporte olímpico no qual o Brasil sempre é bem representado, obtendo nas Olimpíadas algumas das poucas medalhas alcançadas pelas delegações brasileiras de todos os esportes. É uma arte marcial caracterizada pela serenidade ao defender-se e não pela agressão. Em japonês, Judô significa “caminho da suavidade”. É no País o esporte amador com maior número de atletas praticantes e registrados em suas Federações. Sua prática está relacionada com disciplina, garra e determinação.
A música se dá por meio do processo de conhecimento, que tem como objetivos despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o esenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da memória, do respeito ao próximo e afetividade. Ela contribui para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
Em um mundo de globalização e informações constantes, acreditamos que a inclusão de uma segunda língua estrangeira se torna fundamental e a criança, com sua expressividade e linguagem aflorada para ser desenvolvida, traz para si afinidades e facilidades para o seu aprendizado.
A dança na Multicultural traduz a arte na criação de movimentos e na expressão livre da criança. Sendo assim, permite à criança evoluir em relação ao domínio de seu corpo, a fim de aprimorar suas possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços, formas, superação de suas limitações e condições de enfrentar novos desafios.
A iniciação ao futebol na primeira infância deve ser feita de forma lúdica e prazerosa, priorizando o desenvolvimento integral da criança e não apenas o treinamento técnico. A iniciação ao futebol na primeira infância é fundamental para o desenvolvimento integral da criança, proporcionando benefícios físicos, cognitivos e sociais. Além de promover a saúde e a boa forma, o futebol ajuda a desenvolver habilidades motoras, a noção de espaço e o raciocínio, além de ensinar valores como trabalho em equipe e respeito às regras.
CLIL: Abordagem pedagógica que associa a aprendizagem de conteúdos diferentes áreas ao desenvolvimento de uma segunda língua
STEAM: Abordagem focada nas disciplinas que formam a base das carreiras do futuro: ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática
Entender o conceito da documentação pedagógica baseado na pedagogia de Loris Malaguzzi, uma abordagem projetual
nascida na cidade de Reggio Emilia, na Itália, é essencial para entender o trabalho realizado no Grupo Multicultural
– Multi Kids, Multi Vila e Colégio Multi Programa Bilíngue, por meio da Pedagogia dos Projetos e como a criança
constrói o seu conhecimento. A abordagem tem como princípio a pedagogia da escuta, do olhar atento, da interpretação
por parte do professor, por meio de processos e contextos investigativos que propiciam a pesquisa das crianças sobre
o assunto tratado e as interpretações e observações das crianças e a formação de conceitos.
ENTÃO, O QUE É DOCUMENTAR?
É observar e guardar para além da lembrança o que os pequenos aprendem no diálogo com o outro, quais hipóteses
elaboram e como resolvem os problemas. A documentação vai contar histórias para as crianças relembrarem, reviverem e
se conectarem com os próprios aprendizados.
O que deve, portanto, ser registrado?
As situações em que as crianças constroem a aprendizagem com os outros. Porque isso permite compreender o que elas
estão pensando e sentindo e suas primeiras teorias sobre aquilo que estão conhecendo, para que os adultos
(professores), a partir disso, elaborem atividades levando em consideração essas observações. Na documentação
pedagógica, os professores assumem o papel de investigadores e questionadores do processo pedagógico da criança, e é
por meio dessa escuta e interpretação, totalmente subjetivas, que fica evidente a importância da parceria pedagógica
nesse processo: ter alguém com quem compartilhar aquilo que foi visto, e, a partir daí, criar hipóteses sobre a
observação por meio de perguntas como: Quem é a criança? Como se constrói seu saber? Como se entende o processo de
observação e documentação? O que e por que observar? Com quais instrumentos observar? E em que direção observar?
Esperamos, fortemente, que por meio desta documentação, as famílias possam se inteirar sobre a escola escolhida para
seu (sua) filho(a) e entender, ainda mais, os projetos desenvolvidos para nossas crianças. A ideia é apresentar a
documentação pedagógica ao final de cada bimestre. Grupo Multicultural Educação